O trabalho Entre o direito e a falta: uma análise comunicacional do Programa Dignidade Menstrual frente à pobreza menstrual no Brasil, das estudantes Beatriz Nobre e Maíra Santos, foi o vencedor do Prêmio Comunicação para a Transformação Social, na categoria Pesquisa a Nível de Graduação, durante a 25ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste).
Beatriz e Maíra são alunas do 5º período do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É a primeira vez que a instituição de ensino superior vence nessa modalidade no Intercom. A orientadora do trabalho foi a professora Thainá Martiniano.
Além da premiação, a participação de professores e estudantes dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo rendeu trabalhos apresentados em diversas categorias e grupos temáticos.
“Participar do Intercom foi uma experiência incrível. Não imaginava que teria a oportunidade de estar em um espaço de troca tão rico, onde a comunicação é ferramenta de transformação social”, disse Maíra Santos.
Já Beatriz Nobre acrescenta que mais importante que o prêmio é poder debater criticamente sobre o tema da pobreza menstrual.
“Mais do que o prêmio, o maior ganho foi poder problematizar a pobreza menstrual, alinhada a uma política pública brasileira, e debater isso em um dos espaços acadêmicos mais respeitados”, reforçou.
Os trabalhos foram resultados de atividades acadêmicas realizadas pelos estudantes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e a participação dos estudantes da Ufal no congresso foi possível por meio do apoio da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst).
Para a professora Emanuelle Rodrigues, coordenadora do curso de Relações Públicas e docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), este é um evento fundamental em que estudantes e pesquisadores em seus diferentes graus acadêmicos se encontram para trocar experiências e estabelecer contatos.
“Os congressos da Intercom são reconhecidos por serem uma grande oportunidade de diálogo e conhecimento da nossa área, então é gratificante poder acompanhar nossos estudantes com suas pesquisas e projetos em um momento tão especial”, destacou.
O professor Marcelo Robalinho, coordenador do curso de Jornalismo e também docente do PPGCOM, destaca a importância da participação dos estudantes e docentes de Comunicação da Ufal num evento científico como Intercom Nordeste.
“Fomentar a produção científica da comunidade acadêmica, num evento do tipo, torna-se ainda mais importante neste momento em que iniciamos o nosso mestrado acadêmico e os cursos de Jornalismo e Relações Públicas estão em processo de curricularização da extensão. É formar os alunos também para a pós-graduação, compreendendo a importância de levar suas produções para além dos muros da Ufal”, disse.
O 25° Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste foi uma atividade realizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, de 24 a 26 de junho, na Universidade Federal do Ceará (UFC), parceria do evento. O tema escolhido para a edição deste ano foi (Re) pensar a Comunicação: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.