Diariamente, a produção do Programa Show de Notícias, da Rádio 96 Fm Arapiraca, que é apresentado pelo radialista Marcos Porto, juntamente com a também radialista Fabiana Farias, recebe mensagens de ouvintes reclamando do barulho de ciclomotores, as chamadas Cinquentinhas, sem o cano de escape.
Os condutores retiram o cano de escape das Cinquentinhas e trafegam pelas ruas e povoados de Arapiraca, em alta velocidade, provocando um barulho ensurdecedor, que incomoda a população, principalmente agora, em plena pandemia do coronavírus, quando as pessoas estão ficando mais em casa, cumprindo o decreto de isolamento social.
A nossa reportagem entrou em contato com o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). O Tenente-Coronel Palmeira, comandante do 3º BPM, disse que a população pode ligar para o 190 sempre que houver fatos dessa natureza. “Sempre que flagramos veículos com descarga alterada, procedemos à autuação (multa) e o recolhimento, caso não seja solucionado. Cabe ressaltar que o principal órgão fiscalizador dessas infrações é a SMTT”, ressaltou.
A nossa reportagem entrou em contado com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca para pedir um posicionamento sobre a fiscalização. A assessoria do órgão informou que as Cinquentinhas não são regulamentadas, sendo assim, a SMTT não tem autoridade para fiscalizá-las. “Quando acontecem blitz com a Polícia Militar, elas são apreendidas. Se houver alguma situação de incômodo e a população quiser denunciar, é só ligar para o 118, que é call center da SMTT”, destacou a assessoria.
E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222